Tipos de castanhas para incluir na dieta e cuidar da saúde do corpo e da pele
As orientações sobre alimentação saudável mudaram bastante nos últimos anos. As castanhas, que antes eram tidas como proibidas por serem calóricas, agora são sabidamente amigas da saúde por conterem inúmeros nutrientes e gorduras do bem. E não é só! Como brinde, elas também beneficiam a pele.
Oleaginosas: benefícios para saúde
Quando consumidas em quantidades adequadas, as castanhas, que são ricas em gorduras mono e poli-insaturadas, agem como anti-inflamatórias e ainda controlam os níveis de colesterol, o que aumenta a saúde do coração.
Seus nutrientes também agem como poderosos antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres e protegem a saúde de corpo todo contra a degradação causada por hábitos não saudáveis. Os minerais ainda protegem contra a hipertensão, osteoporose e anemia.
Oleaginosas para pele, cabelo e unha
Como esse tipo de alimento melhora a saúde como um todo, a pele, o cabelo e a unha, que são reflexos da saúde, também se beneficiam.
Mas os benefícios diretos estão associados principalmente aos minerais, como magnésio, fósforo, potássio, cálcio, ácido fólico e vitaminas B6 e E.
Eles são essenciais para o combate aos radicais livres que degradam as células da pele e aceleram os efeitos do envelhecimento precoce.
Também atuam na formação da queratina, proteína importante para fortalecimento de unhas e estímulo ao crescimento do fio de cabelo.
Melhores tipos de castanhas
Como fazem parte do mesmo grupo alimentar, todas as oleaginosas possuem essas propriedades - em maior ou menor quantidade. O ideal, para aproveitar todos eles, é variar o consumo entre castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoas, nozes, pistache, avelã e amendoim.
Embora sejam benéficas, o consumo precisa ser controlado. Isto porque são calóricas e, portanto, podem causar aumento de peso. Além disso, a ingestão contínua e excessiva pode intoxicar o organismo e causar reações adversas, como alterações no sistema neurológico, queda de cabelo e enfraquecimento das unhas, por exemplo.
Fonte: Mulher