O intestino é o maior órgão do corpo e tem três funções principais: absorver os nutrientes digeridos, fazer o final da digestão de alguns outros nutrientes e  ajudar na defesa do corpo. A absorção acontece em suas três camadas de células, enquanto a digestão é feita através de substâncias que vão quebrar os nutrientes em partes menores (produzidas no intestino, fígado e pâncreas). É ainda importante na proteção do corpo por agir como barreira de entrada na qual as células de defesa atuam.

 

Diversos fatores influenciam as funções do intestino, sendo a alimentação adequada um fator chave, com destaque para um consumo de fibras e a hidratação.

 

Confira algumas dicas para um melhor funcionamento do intestino:

 

- O consumo recomendado de fibras (25 a 30 gramas por dia) contribui para um intestino saudável e em bom funcionamento. Alguns alimentos fonte destes nutrientes são frutas, como goiaba, maçã, laranja lima; verduras como alface e couve cozida; e, cereais integrais, como o arroz integral, trigo, cevada e centeio – consumidos puros ou em pães e torradas;

- A Hidratação adequada está associada ao melhor movimento do intestino, o que facilita o desempenho de suas funções e ainda se associa às fibras para que estas possam agir de maneira mais eficiente. A água deve ser a base da hidratação, podendo ser complementada com outros líquidos como a água de coco, os chás e os sucos naturais sem adição de açúcar.;

- A atividade física regular (em média 150 minutos por semana) estimula o funcionamento do intestino.

 

A falta dessas práticas pode facilitar a constipação e o desconforto intestinal. Portanto, para um funcionamento regular e adequado do intestino é preciso se alimentar de maneira balanceada, com atenção à quantidade de fibras e líquidos consumidos associados ainda à prática de atividade física regular.