O leite de cabra é menos procurado que o leite de vaca, mas não deveria ser assim. Por vários motivos, ele traz mais benefícios para a nossa saúde que o leite tradicional e até do que os leites vegetais.

Além de ser muito mais fácil de digerir, oferece menos risco de causar alergias e inflamações. Confira:

1. O leite de cabra é facilmente digerido

O conteúdo de gordura do leite de cabra é similar ao de vaca, mas os glóbulos de gordura são menores no leite de cabra, facilitando a sua digestão pelo nosso corpo.

O leite de cabra tem menos lactose, proteína que tende a causar alergias.

2. É rico em cálcio e ácidos graxos, mas com baixo teor de colesterol

Muitas pessoas consomem leite de vaca para obter sua dose diária de cálcio, mas o leite de cabra, na verdade, é mais rico nesse mineral vital.

O leite de cabra também tem altos níveis de ácidos graxos de cadeia média. Esses ácidos graxos oferecem uma alta dose de energia que não é armazenada como gordura corporal, ajudam a baixar o colesterol e podem até contribuir para tratar problemas como doenças coronárias e transtornos intestinais.

O leite de cabra ajuda a melhorar o colesterol “bom” enquanto reduz o mau colesterol; suas capacidades curativas são similares aos do azeite de oliva.

3. Menos risco de alergias

A maioria das pessoas que são intolerantes ao leite de vaca na verdade não podem digerir a proteína caseína A1.

O leite de vaca contém mais de 20 diferentes alérgenos (incluindo a caseína A1), que podem causar reações alérgicas, incluindo inflamação.

O leite de cabra contém apenas a caseína A2, o que o torna, em termos de teor e tipo de proteínas, o mais próximo ao leite materno humano dentre os leites de origem animal.

Um estudo sugere que o leite de cabra, quando usado como alimento para lactantes, é menos alergênico que o leite de vaca.

4. Faz bem para a pele

Os ácidos graxos e triglicérides encontrados no leite de cabra têm qualidades hidratantes que ajudam a manter a pele macia.

Com altos níveis de vitamina A, pode combater a acne e melhorar a saúde da pele em geral.

O ácido láctico encontrado no leite de cabra ajuda o corpo a eliminar células mortas da pele, devolvendo seu brilho.

O leite de cabra tem um pH parecido ao dos seres humanos, então, é absorvido pela pele mais suavemente, provocando menos irritação e ataques de bactérias.

5. Rico em nutrientes

O leite de cabra é rico em nutrientes e minerais, como o ferro, cálcio, magnésio e fósforo, ao mesmo tempo em que é mais facilmente digerido, portanto, o corpo absorve melhor todos esses compostos benéficos e vitais para a saúde.

Por causa disso, o leite de cabra pode ser um bom alimento para pessoas que sofrem de anemia e outras carências nutricionais.

Seus altos níveis de zinco e selênio também ajudam a prevenir doenças neurodegenerativas.

Agora, você pode estar mais tentada a experimentar o leite de cabra em sua dieta diária, comprovando as excelentes propriedades desta bebida. 

Além de provar o leite, você também pode incluir na dieta laticínios à base de leite de cabra, como o Feta, o Camembert de Chèvre, o Cendré, o Bûche e o Boursin. O Feta é um queijo muito famoso, criado na Grécia, e os demais têm origem na fantástica culinária francesa.

 

Uma combinação bastante clássica é o de folhas verdes, presunto de boa qualidade (como o de Parma), azeitonas e queijo de cabra, uma receita de salada deliciosa e saudável.

O quiche de queijo de cabra, peras e presunto também é uma excelente ideia de entrada sofisticada para um jantar ou almoço, e aproveita todas as particularidades saudáveis desse alimento.

 

Fonte: http://www.oleoo.com.br/beneficios-do-leite-de-cabra-para-saude/