A Pecan é membro da família da nogueira e nativa do centro e do sul dos Estados Unidos. Seu nome botânico, Carya illinoinensis, significa “Nozes de Illinois”.

Para os primeiros cultivadores de noz pecan, os índios Algonquin, a noz era a maior fonte de nutrição. As tribos a utilizavam como remédio para a pele e para problemas de pulmão, e para fabricar uma bebida fermentada chamada Powochicora.

A Pecan possui um formato similar ao da noz, mas possui sabor mais adocicado e textura mais suave. As pecans possuem maiores quantidades de gorduras nutritivas que as nozes, mas menos ômega 3. Ambas as nozes são fontes de cobre, um metal necessário para manter os ossos fortes e uma boa função imunológica.

No que se refere a sabor e textura, as nozes torradas são mais preferidas. Mas se você deseja preservar a ômega 3 e seus óleos, é melhor consumi-las cruas.

Se armazenadas corretamente, as nozes podem durar cerca de um ano – as nozes de pinho, cerca de 3 meses. As gorduras poliinsaturadas degradam-se rapidamente, portanto, é importante refrigerá-las. Uma vez que os óleos delicados das nozes oxidem e se tornem rançosos – caracterizados por um odor rançoso e às vezes azedo que lembra tinta para pintura – joguem-nas fora.

Óleos estragados trazem mais malefícios ao corpo do que benefícios.