A influência da cozinha francesa nos trouxe o french rack, ou carré francês, que é o corte do lombo com os ossos da costela devidamente limpos de gordura e cartilagem. Fica lindo, de salivar a partir do primeiro visual.

O preparo é fácil, seja com a peça inteira (que é dourada na frigideira e finalizada no forno) ou com ela porcionada em torno de um ou dois ossos. Como nessa receita de hoje, original do chef francês Eric Jacquin e apresentada por ele no seu canal do You Tube. É rápida, fácil e muito saborosa, confira:

 

Carré de cordeiro com vagem francesa - Receita original do chef Eric Jacquin

Ingredientes

  • 1 carré de cordeiro com 8 ossos
  • 4 dentes de alho, picados
  • 1 bandeja de vagem francesa
  • 3 colheres (sopa) de salsinha picada
  • 1 xícara de vinho branco
  • 200g de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • Flor de sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

 

Modo de Preparo

Branqueie a vagem, primeiro mergulhando por 1 minuto em água fervente e em seguida transferindo imediatamente para uma tigela com água e gelo. O choque térmico permite manter a clorofila e a textura. Seque bem.

Corte o carré em ossos individuais e tempere um dos lados com flor de sal e a pimenta.

Aqueça duas frigideiras ao mesmo tempo. Ponha uma colher de azeite e outra de manteiga em cada uma. Espalhe as vagens em uma delas, tempere com o sal, misture bem e mantenha o fogo médio, sacudindo sempre a frigideira, até que elas se tornem levemente douradas.

Na outra frigideira, em fogo alto, ponha os carrés com o lado temperado para baixo, deixando grelhar por 2 minutos. Tempere o cordeiro com mais um pouco de sal e pimenta e vire os carrés. Despeje ½ xícara do vinho branco e deixe evaporar rapidamente. Espalhe 1 colher de alho por cima das peças.

Esparrame 1 colher da salsinha sobre o conteúdo de cada frigideira.

Mais um pouco de manteiga na frigideira do carré e desligue o fogo.

Monte o prato com as vagens espalhadas por baixo e os carrés arrumados por cima.

Finalize com um restante de salsinha por cima.

Derreta uma última colher de manteiga com um pouco de azeite na frigideira dos carrés e espalhe, com uma colher, esse molho no entorno do prato.

Rendimento: 2 porções."

 

Fonte: Gazeta do Povo

(https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/panela-do-anacreon/carre-de-cordeiro-com-vagem-francesa-eric-jacquin-receita-para-fazer-em-casa/)