Qual é o segredo da carne de cordeiro?

A carne de cordeiro é muito apreciada em churrascos, no entanto, o seu preparo nem sempre é tão simples. Isso acontece porque, esse tipo de carne possui um sabor mais marcante, que exige um tempero especial, além de outros segredos.

Conhecer algumas informações sobre a carne de cordeiro e saber identificar a sua qualidade é uma das principais dicas para não ter surpresas com o seu resultado depois de assada.

Para começar, é importante saber que esse tipo de animal possui uma glândula localizada nas patas, que é responsável pelo gosto forte e característico de sua carne. Por isso, antes da compra ou do preparo da carne, certifique-se que a glândula foi retirada, assim, o sabor do seu prato será mais suave. 

Outro passo fundamental para qualquer churrasqueiro é saber diferenciar a carne de carneiro da carne de cordeiro. O carneiro é o animal em fase adulta, enquanto o cordeiro é o animal com até um ano de idade.

Essa diferença possui extrema importância, pois ela irá influenciar na maciez, no sabor e na cor da carne após o abatimento. Assim, o carneiro costuma apresentar uma tonalidade de carne mais escura e um sabor mais acentuado. Nos animais adultos, também é comum que a carne seja um pouco mais dura.

Já nos cordeiros, o que se encontra é uma carne mais macia, com um tom mais claro e o sabor mais suave. Graças a essas características, é comum que haja uma preferência maior pela carne do animal jovem, ao invés do adulto.

Para saber se a carne que você está adquirindo realmente é de cordeiro, basta ficar atento ao seu peso e à sua cor: a carne de cordeiro dificilmente irá ultrapassar 1,5 kg e a sua cor não pode ser diferente de um tom rosado.

Com a diferença entre os dois tipos de carne esclarecida, é hora de pensar em como preparar o tempero certo para deixar a carne de cordeiro ainda mais gostosa, sem perder, no entanto, o seu sabor original.

Diferentemente de outros tipos de carne, que ficam saborosas com apenas um toque de sal grosso, a carne de cordeiro fica muito melhor com um tempero especial. Um de seus preparos clássicos envolve alho, sal, azeite, pimenta do reino a gosto e vinho branco seco. O grande segredo fica por conta da hortelã e alecrim. A mistura de ervas finas junto ao sabor da carne de cordeiro, resulta em um tempero leve e que faz uma ótima combinação.