Como harmonizar vinho e carne de cordeiro

A carne de cordeiro é famosa por estar presente em receitas elegantes e requintadas, mas tem sido cada vez mais empregada em pratos mais simples, no entanto, muito saborosos! É uma carne que possui textura fibrosa e sabor bem marcante, além de ser super saudável porque é muito rica em minerais, como ferro, além de vitaminas e proteínas.

 

No geral, esta carne harmoniza muito bem com vinhos tintos, mas cada receita pede um tipo especial de bebida. Confira!

 

Risoto de cordeiro com queijo

Os ingredientes do risoto de cordeiro, como o queijo, a manteiga e a gordura da carne, o deixam bastante cremoso. Esses sabores, juntamente com a textura, harmonizam perfeitamente com os tintos bem encorpados como o Bordeaux, Malbec ou Cabernet Sauvignon.

 

Com Alecrim

Você já conferiu como harmonizar temperos com vinhos aqui no nosso site. Um dos temperos muito utilizados no cordeiro é o alecrim. Os Cabernets são ricos em pirzainas, substâncias que acentuam o sabor do prato. Um cordeiro bem preparado e suculento vai combinar perfeitamente com as bebidas feitas com a uva Pinot Noir. Outra opção é um vinho branco de corpo médio, como o Casillero del Diablo Vognier.

 

Picante

Se você prefere um prato de cordeiro com tempero ou um molho mais picante, o certo é combinar com um vinho rosé. Com um toque refrescante, ele vai balancear bem os sabores e as sensações.

 

Costela

O cordeiro é temperado com ervas e cozido por um longo período para garantir a maciez da carne. Os Riojas envelhecidos são ricos em sabores e têm a textura perfeita para acompanhar a carne de codeiro. As costelas, que são mais gordurosas, pedem vinhos tintos mais ácidos, como os italianos.

 

Fonte: Carone