Damasco é a fruta do damasqueiro, árvore de nome científico Prunus armeniaca, de origem chinesa. O fruto fresco tem sabor adocicado e um leve toque de acidez, no entanto no Brasil é mais comum encontrá-lo seco. Trata-se de um alimento rico em vitaminas A, C, E, do complexo B, potássio, ferro e magnésio. Além disso, é boa fonte de fibras e antioxidantes.

Entre os principais benefícios que o damasco pode oferecer para a saúde do organismo estão mais saciedade, antioxidantes no organismo e melhora do sistema gastrointestinal pelas fibras solúveis. A seguir, veja mais detalhes sobre os benefícios da fruta, como consumi-la e receitas para adicionar à rotina.

Lista de propriedades

As propriedades podem mudar de acordo com a versão da fruta damasco, que pode ser seca ou in natura. Na primeira, as vitaminas e minerais estão mais concentrados, ou seja, há mais riqueza nutricional, porém também há mais calórias.

A vitamina A e o cálcio são os principais nutrientes encontrados no damasco. Há ainda boa quantidade de ferro, fibras e ácido fólico, sendo o motivo pelo qual é tão indicado para as gestantes.

O damasco fresco é boa fonte de vitamina C, poderoso antioxidante que protege as células contra os radicais livres, que são estruturas que predispõem gripes e resfriados e geram envelhecimento precoce da pele.

 

Diferença entre damasco fresco e seco

 

Existem diferenças nutricionais e de sabor entre o damasco fresco e o seco. A versão seca tende a ser mais doce e mais nutritiva, pois a perda de água no processo de desidratação faz com que haja maior concentração de frutose, vitaminas e minerais, tais como vitamina B9, vitamina A e cálcio. Com isso, as calorias também aumentam, ainda que sejam de boa qualidade.

 

Já o damasco fresco tem sabor um pouco mais suave e ácido, sendo rico em vitamina C.

 

Benefícios

Colabora com a digestão

Independente da versão, contém fibras solúveis, que ajudam equilibrar o colesterol e acelerar a atividade intestinal, prevenindo constipação e outros males do intestino.

 

Melhora a pressão arterial

O damasco seco ajuda a combater a pressão alta, por conter, em 100 g, 33% da dose recomendada diária de potássio.

 

Breca a oxidação celular

A vitamina A é um dos componentes do damasco que tem grande potencial antioxidante, responsável por brecar a oxidação das células e o aparecimento de doenças pela ação dos radicais livres. Essa vitamina também atua no fortalecimento do sistema imunológico e na saúde geral da pele, do cabelo, da gengiva e dos olhos, sendo essencial para a prevenção da catarata.

 

Protege os ossos

O cálcio, muito presente no damasco, é regulador da saúde óssea, bem como da contração muscular e da coagulação do sangue. A vitamina K, que auxilia o metabolismo ósseo, também se apresenta em altas quantidades nessa fruta.

 

Bom para atletas

O damasco pode ser um ótimo aliado no pré e pós-treino de atletas.

Como contém grande quantidade de fibras alimentares e é rico em potássio, o alimento ajuda no fornecimento de energia enquanto regulariza a pressão arterial, favorecendo a vasodilatação.

Já no pós-treino, por conter grande quantidade de antioxidantes e vitamina C, favorece a recuperação muscular e diminui a produção de radicais livres produzidos pelo exercício físico.

Para dormir

O damasco seco é um ótimo aliado na hora do descanso, por conter grande quantidade de potássio e magnésio, micronutrientes responsáveis pela regulação do sono e que também promovem o relaxamento muscular, que melhora a percepção de cansaço e fadiga no dia a dia.

Engorda?

Isoladamente, nenhum alimento tem potencial emagrecedor ou engordativo, visto que o que importa é o contexto da alimentação.

 

No caso do damasco, o seco acaba sendo concentrado em açúcares e nutrientes em geral. Portanto possui mais calorias, mas nada que possa causar ganho significativo de peso.

 

Em quatro unidades de damasco seco, cerca de 30 g, há aproximadamente 74 kcal. A mesma quantidade do damasco fresco oferece tem 14 kcal, porém lembrando que o seco possui qualidade nutricional superior.

 

Malefícios e contraindicações

No geral, não há malefícios do damasco, exceto por desconfortos gastrointestinais decorrentes de exagero no consumo.

 

Já as folhas e hastes não devem ser consumidas, pois podem provocar diarreia, dor de cabeça, vômito e náuseas.

 

Como comer damasco?

O damasco pode ser ingerido puro, sendo uma opção prática de lanche intermediário – principalmente se combinado a castanhas –, ou usado em receitas.

 

Receitas com damasco

 

Geleia de damasco

 

Ingredientes

 

  • 2 xícaras de chá de damasco seco em cubos
  • 3 xícaras de chá de água filtrada
  • 1 xícara de chá de suco de laranja natural
  • 1 unidade de canela em pau
  • 1 colher de sopa de água de flor de laranjeira (opcional)

 

Modo de preparo

 

Em uma panela, coloque os damascos, o suco de laranja, a água e a canela. Misture e leve ao fogo médio até ferver. Em seguida, abaixe o fogo, deixe a tampa da panela entreaberta e mexa constantemente a mistura. Cozinhe por cerca de 25 a 35 minutos, sempre lembrando de pressionar os damascos para que a geleia fique cremosa. Se preferir, adicione a água de flor de laranjeira ao final do cozimento, quando já tiver desligado o fogo.

 

Por fim, transfira a geleia para um pote hermético. Espere esfriar antes de levar à geladeira.

 

Bolo de damasco

 

Ingredientes

 

  • 2 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • 4 ovos
  • 6 pedaços de damasco seco para decorar
  • ½ xícara de chá de manteiga
  • 2 xícaras de chá de geleia de damasco
  • ½ colher de chá de casca de limão
  • 2 colheres de sopa de suco de limão

 

Modo de preparo

 

Preaqueça o forno a 180 graus por alguns minutos. Enquanto isso, em uma batedeira, bata a manteiga e 1 xícara de chá da geleia de damasco até formar um creme. Em seguida, adicione ovos, um de cada vez, batendo até misturar bem. Então, acrescente a farinha, a casca de limão e o fermento e misture até formar uma massa homogênea.

 

Coloque a massa em forma de 25 cm de diâmetro untada. Asse por cerca de 45 minutos ou até dourar. Reserve. Misture a outra xícara da geleia com o suco de limão. Desenforme o bolo, cubra com a geleia, decore com os damascos e sirva quando gelar.

 

Torta de damasco

 

Ingredientes

 

Massa

 

  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • ½ xícara de chá de manteiga
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de açúcar

 

Recheio

 

  • 500 g de chocolate meio amargo derretido
  • 2 xícaras de chá de creme de leite

 

Calda

 

  • 500 g de damasco
  • 1 xícara de chá de água quente
  • 1 xícara de chá de açúcar

 

Modo de preparo

 

Para o preparo da massa, adicione a farinha, o sal, o açúcar e a manteiga em um recipiente e amasse os ingredientes com as mãos até obter uma farofa grossa. Acrescente o ovo batido e mexa.

 

Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos. Depois, abra a massa com o auxílio de um rolo.

 

Em seguida, forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível e asse em forno médio, preaquecido por 20 minutos. Deixe esfriar e reserve.

 

Para fazer o recheio da torta, misture o chocolate e o creme de leite em um recipiente até formar um creme homogêneo. Espalhe sobre a massa fria. Reserve.

 

Deixe os damascos em água quente por meia hora. Escorra-os e guarde a água. Coloque-os com um pouco da água reservada no liquidificador. Bata até formar um purê. Reserve.

 

Coloque o açúcar misturado com ½ xícara de chá da água reservada e leve ao fogo baixo até ferver. Adicione o purê de damascos e deixe ferver por cinco minutos. Retire do fogo e espere esfriar. Espalhe sobre o chocolate e sirva.

 

Fonte: Ativo Saúde