A macadâmia serve tanto para a produção de cosméticos quanto de produtos alimentícios, como sorvetes, bolos, pães, tortas, ou mesmo o consumo in natura.

Além de ser usada na produção de cosméticos, é também utilizada para produzir óleos essenciais ou até mesmo por quem quer emagrecer de maneira mais saudável, podendo ser consumida como um snack saudável que ajuda a emagrecer, por ser rica em proteínas e em fibras.

Ela também pode ser utilizada na produção de pastas que lembram manteiga, que podem ser utilizadas na alimentação. Essa manteiga de macadâmia ajuda a emagrecer, por ser rica em proteínas e por não conter glúten. É uma alternativa para pessoas alérgicas ao glúten.

 

Benefícios da macadâmia

A macadâmia possui uma série de benefícios para a saúde. Vamos listar abaixo cinco dos principais benefícios que a oleaginosa proporciona à saúde.

1. Ajuda a emagrecer

A macadâmia possui um grande poder de emagrecimento, já que além de ser rica em fibras possui uma boa quantidade de proteínas também.

Apesar de ser rica em gordura, a macadâmia não possui gorduras saturadas que colaboram para o ganho de peso. Além disso, o aumento de peso está relacionado à quantidade de calorias ingeridas diariamente, dentre outros fatores.

Uma sugestão é abrir mão de alimentos industrializados e trocar por uma quantidade diária de oleaginosas como a macadâmia, que além de ajudar a reduzir o peso, ajuda a saciar a fome pela grande quantidade de fibras presentes.

2. Prevenção de doenças

A macadâmia é utilizada também para a prevenção de doenças graves, dentre elas o câncer.

Isso ocorre porque a macadâmia possui flavonóides em sua composição, que atuam no combate contra os radicais livres. A degradação dessas moléculas colabora para a prevenção de doenças graves, como câncer de estômago, de mama e próstata. Os radicais livres podem causar muitos danos ao organismo. Não só o envelhecimento celular precoce, mas também mutações gênicas que podem dar origem a doenças como o câncer.

3. Colabora para o sistema nervoso

A macadâmia possui alguns nutrientes em sua composição que colaboram para a produção de neurotransmissores, que têm papel fundamental nas sinapses nervosas.

Alguns dos componentes da macadâmia são responsáveis diretos pelo aumento da síntese de neurotransmissores como a acetilcolina e a norepinefrina.

4. Fortalece a pele

A macadâmia também possui propriedades interessantes para a pele e para os cabelos.

É possível extrair dela um óleo altamente hidratante, que pode ser utilizado tanto na pele quanto nos cabelos. Para cabelos ressecados, é uma ótima fonte natural de hidratação.

O mesmo serve para a pele, mas além de hidratar, o óleo também tonifica a pele, devolve seu brilho e aumenta a elasticidade.

5. Fortalece os ossos

A macadâmia possui em sua composição cálcio e fósforo, que são precursores da formação óssea. Também possui manganês e cobre, que auxiliam na manutenção dos ossos.

O cálcio precisa de magnésio para que funcione corretamente. Além disso, o magnésio impede que alguns cristais enfraqueçam a estrutura óssea (na verdade o magnésio impede a formação de tais cristais).

O zinco também desempenha um papel importante na diferenciação celular no momento de formação dos ossos.

 

Fonte: https://treinomestre.com.br/macadamia-principais-beneficios-propriedades-e-como-consumir/