No Brasil, o pistache é tido como um lanche sofisticado e saboroso para ser consumido em ocasiões especiais. De acordo com uma pesquisa realizada com consumidores brasileiros, o pistache é considerado um fruto seco “divertido de comer”, e são servidos em momentos de entretenimento em casa, com amigos e durante festas.

Na China, o pistache é conhecido como a "noz feliz", por parecer que está sorrindo. Muitas vezes oferecida como presente durante o Ano Novo Chinês, esta fruta seca é símbolo de felicidade, saúde e boa sorte.

Na Índia, o pistache é componente fundamental da dieta da população e, combinado com o açafrão, é utilizado como ingrediente em uma na bebida bem popular. Pistaches são considerados uma "comida quente", pois acredita-se que ajudam a manter o corpo quente e são tipicamente apreciados durante os meses frios do inverno.

Na Rússia, por outro lado, os pistaches são apreciados como um snack popular para acompanhar a cerveja durante os meses quentes de verão.

Na França, os pistaches são servidos como aperitivo, antes das refeições para estimular o apetite.

Na Coréia, o dia "Daeboreum" ou "Lua Cheia" é comemorado no dia 6 de fevereiro de cada ano lunar. Neste feriado, amigos e familiares se reúnem para expulsar os espíritos malignos com os sons feitos pela quebra de pistaches abertos.
 

Seus benefícios:

Pistaches são conhecidos como a fruta seca magra, porque são menos calóricas e gordurosas e oferecem mais unidades por porção em comparação com a maioria das outras frutas secas. Pesquisas mostram que, como uma das únicas frutas secas em casca, os pistaches ajudam no consumo mais lento e as cascas vazias oferecem um sinal visual, reduzindo a ingestão de calorias.

Pistaches são uma boa fonte de gorduras saudáveis. Quase 90% da gordura encontrada nesta fruta seca é insaturada, ou seja, gordura boa, tornando-a uma escolha de snack melhor do que alimentos fritos populares, como batatas fritas.

Uma porção de 30g de pistaches é uma excelente fonte de vitamina B6, cobre e manganês e uma boa fonte de proteínas, fibras alimentares, tiamina, e fósforo.

 

Curiosidades do Pistache                                                           

Em Israel, os pistaches são servidos depois das refeições e são conhecidos como "Pituchim", que significa "todas as nozes". Os 7 milhões de israelenses consomem mais pistache que qualquer outro país, 9 milhões de quilos por ano.

Um dos mais populares ditados do México é "Quiere el pistache pelado y en la boca", que significa "Ele quer seus pistaches sem casca e na boca", mas é entendido como "querer tudo da maneira mais fácil.

Durante os meses frios de inverno, os indianos consomem pistaches por acreditarem ser uma "comida quente", capaz de aquecer o corpo. Durante o Diwali, o Ano Novo Hindu, as pessoas dão pistaches umas às outras como símbolo de amor e felicitações.

Na França, pistaches são frequentemente servidos com um "aperitivo", acompanhado de uma bebida alcoólica leve, antes da refeição para estimular o apetite.

Os alemães consomem cerca de 12.700 toneladas de pistaches a cada ano.

Na Rússia, durante os meses quentes de verão, os pistaches são um snack popular servido para acompanhar a cerveja.

 

Fonte: https://www.maxpress.com.br/