A castanha-do-pará ou castanha-do-brasil, é uma árvore de grande porte nativa da Floresta Amazônica, no Brasil e na Bolívia. A Castanha é muito apreciada como aperitivo, depois de desidratada, e também entra na composição de biscoitos, farinha, paçoca, além do óleo. O Óleo de Castanha do Pará substitui com vantagens o Azeite de Oliva, por seu sabor suave e agradável. Apresenta também uma excelente composição de ácidos graxos essenciais e fornece substancial teor de proteínas, lipídios e vitaminas que o torna excelente fonte nutricional.

Mas você sabe dos diversos usos do óleo de castanha-do-pará no mercado brasileiro? Além de delicioso quando usado em receitas culinárias, bem como saladas e refogados. Este óleo apresenta propriedades emolientes, hidratantes e lubrificantes sendo muito utilizado como matéria-prima na fabricação de produtos cosméticos, farmacêuticos, alimentícios, sabonetes finos, produção de tintas e vernizes entre outros. Esta é uma oleaginosa com grandes possibilidades de pesquisa para outros diversos fins ainda não descobertos.

Os vários componentes presentes são responsáveis pelas diversas aplicações e propriedades que o óleo de castanha-do-pará apresenta. Por garantir muitos benefícios, este é um óleo muito utilizado também nos tratamentos de beleza e na fabricação de cosméticos. É considerado um dos melhores óleos vegetais com poder de hidratação. É lubrificante e emoliente, o que torna a pele mais suave e impede a perda de água, aumentando muito a hidratação da pele e dos cabelos. Além disso, o óleo possui componentes importantes para repor a barreira lipídica da pele, minimizando o ressecamento e a desidratação.

Tanto na pele como nos cabelos, o óleo pode ser aplicado puro ou combinado com cremes hidratantes ou até mesmo com outros óleos vegetais. Ele também é utilizado como ingrediente na produção de sabões e sabonetes artesanais, lubrificante para relógios e na fabricação de tintas para artistas plásticos.

Mas sempre certifique-se que o óleo vegetal é puro e natural antes de utilizá-lo, pois alguns podem conter substâncias químicas nocivas à saúde.